domingo


Tem algum tempo que não passo por aqui, porém hoje li uma matéria no Correio Popular, – Jornal da Cidade de Campinas- que falava sobre a Campanha de Popularização do Teatro.
Confesso que não fiquei chocada ao ler a tal matéria, mas sim, indignada.
Sai ano entra ano, e os mesmos problemas continuam ATORMENTANDO a classe teatral de Campinas.
E como não poderia ser diferente, um grupo teatral teve alguns problemas com a iluminação do teatro, e preferiram cancelar sua apresentação por falta de estrutura.
Há dois anos terminei meu curso de jornalismo, e para minha alegria, já que gosto muito de teatro, meu trabalho de conclusão com mais duas amigas, foi um vídeo documentário sobre a Campanha de Popularização.
Neste vídeo, relatamos o ontem e o hoje da campanha, e como é difícil viver do teatro aqui na cidade.
Lembro que em um trecho do documentário, mencionamos a precariedade dos nossos teatros municipais, e que na época quando entrevistamos o secretário da cultura de Campinas, ele disse que a prefeitura estava tomando as devidas providencias para acabar de vez com estes problemas, e que a primeira medida já estava sendo tomada, que era a reforma do teatro Castro Mendes.
E aqui estamos, dois anos se passaram,e a tal reforma do Castro Mendes, AINDA não terminou.Para ser bem sincera, nem sei se realmente há uma reforma naquele local, só sei que esta fechado para espetáculos.
Os problemas dos outros teatros nem se quer diminuíram, mas sim, acumularam-se e pior, se multiplicaram.
Hoje, o único teatro com condições para receber peças teatrais, é um teatro particular. O teatro Tim.
Enquanto isso, temos quatro teatros municipais.O Carlito Maia – mais conhecido como o teatro do Bosque-, o Teatro Castro Mendes e o Centro de Convivência.
Porém, nenhum destes encontram-se cem por cento.
Mas como uma eterna brasileira, eu não desisto tão fácil. Tenho FÉ, que um dia, algumas pessoas vão acordar, e finalmente vão lembrar dos nossos teatros, e em fim, deixá-los dignos de bons espetáculos.
QUE ASSIM SEJA!!!

*Mas em meio de tantos problemas, a Campanha de Popularização do Teatro, segue em frente com suas apresentações.
Pessoal, vale à pena prestigiar nossos artistas, que dão banho de talento em muitos GLOBAIS!

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 5,00, antecipadamente, ou a R$ 10,00, no dia das apresentações. As sessões infantis ocorrem de terças a domingos sempre às 16h. Os espetáculos adultos são apresentados nos mesmos dias, mas às 20h30, sempre no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. A campanha prossegue até o dia 12 de fevereiro.

Nãom Percam!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!! Texto interessante, infelizmente a cultura não esta tão absorvida pelo povo como pensamos. O teatro é uma delas. As crianças deveriam ser incentivadas a assistir peças de teatro, quem sabe, através daqueles passeios que os colégios fazem com os pequenos? Ou com turmas de teatro dentro desses colégios? O incentivo a cultura começa na infância e não vemos muito disso hoje em dia. Além claro, da situação lamentável de alguns teatros desse Brasil. Uma situação triste....